QUEM SOMOS

Em 25 de janeiro de 2007, na estréia do Flamengo no Campeonato Carioca, quando três amigos se encontraram para assistir ao jogo Flamengo X Cabofriense no Bar Ócio do Ofício, estavam alguns dos personagens que hoje são figurinhas carimbadas em todos os jogos do Flamengo. Ganhamos o jogo por 2 X 0 mas o que valeu mesmo foi que a partir daquele momento, em todos os jogos do Mengão, estamos reunidos fazendo uma grande festa. Já a partir do segundo jogo, contra o Americano, William Leão ( Um dos três ), estava com logomarca e a primeira camisa criada, homenageando o Rei Zico. À medida em que os jogos iam acontecendo, novos integrantes chegavam e como tudo o que envolve o Flamengo, quando menos esperávamos, na final da Taça Guanabara contra o Botafogo, o bar já recebia o excelente público de mais de 200 pessoas, e então tivemos a noção de que a coisa estava se agigantando. A partir dali, a FLABAHIA começava a ser procurada por diversos rubro-negros, de todas as regiões da cidade. E assim começa nossa história!

Aconteceram algumas passagens curiosas no início, e talvez a mais interessante e que demonstra como o torcedor do Flamengo é apaixonado, capaz de largar qualquer coisa, qualquer festa para assistir aos jogos. No sábado de carnaval, o bar onde assistíamos aos jogos não abriria, então nos vimos diante de um dilema, as pessoas nos telefonavam insistentemente querendo saber onde nos reuniríamos. Foi aí que tivemos a idéia de procurar um bar que tivesse Sky para propor a transmissão do jogo. Encontramos o bar, mas este não possuía o pacote, então resolvemos ir correndo na casa de alguém que tivesse Sky com o campeonato, retiramos o decodificador, desligamos o do bar e colocamos o nosso no lugar. A situação foi engraçadíssima, e o resultado do jogo pouco importa, o que ficou foi a certeza de que, a partir dali, a FLABAHIA tinha assumido o compromisso de garantir a transmissão de todos os jogos do Flamengo, custasse o que custasse, e estamos conseguindo, até hoje. Detalhe importante é que no mesmo horário, a menos de 300 metros do bar onde assistíamos ao jogo, o Chiclete com Banana passava arrastando a multidão que o segue por todos os carnavais, mas a galera estava lá, ligada no jogo do Flamengo, esnobando Bell Marques e sua trupe.

O ano de 2007 foi maravilhoso, com aquela arrancada fantástica do Flamengo, saindo da lanterna para a terceira colocação do Campeonato Brasileiro e garantindo a classificação para a Libertadores, e foi o ano da consolidação da FLABAHIA. Já no final do ano promovemos nosso primeiro churrasco de integração (que tem sido – ano a ano - um sucesso absoluto), e nos preparamos, recarregando as baterias, para o 2008 que prometia muito.

No início de 2008 mudamos de sede, saindo do bairro da Barra para o Rio Vermelho, que é reconhecidamente um dos mais Boêmios da Capital Baiana. A título de comparação, o Rio Vermelho estaria para Salvador como a Lapa está para o Rio de Janeiro. O Bondcanto bar se tornou um grande parceiro da FLABAHIA, participando ativamente de nossos eventos culturais e sociais, sim, porque também desenvolvemos algumas ações sociais que não vem ao caso divulgar aqui para não alongar o texto. Temos à disposição uma estrutura para 600 pessoas, com quatro salas, várias TVs, salão de jogos e um atendimento de primeiríssima qualidade, digno de receber a imensa nação flamenguista de Salvador, com todo o conforto que ela merece, mas nossos encontros não se resumem ao Bondcanto. Já organizamos duas excursões para Recife e nos deslocamos algumas vezes ao Rio de Janeiro para acompanhar in loco os jogos do Mengão. Uma coincidência das mais felizes é que nunca presenciamos uma derrota do Flamengo quando estivemos num estádio. Que maravilha!

COMO NOS TORNAMOS EMBAIXADA

Na final do Carioca de 2008, passeando pela Gávea, encontrei o até então desconhecido para mim, Alexandre Moraes (Diretor de Planejamento e do GEASE), que me deu um papel com o número de seu telefone e me falou muito vagamente (A Gávea estava abarrotada de gente), sobre o projeto das Embaixadas. Quando começamos a ver que o projeto estava saindo do papel, com a Diplomação das 5 primeiras representantes, nos engajamos e no dia 15 de novembro, fomos diplomados, numa das festas mais emocionantes da Flabahia. Ser Embaixada Oficial em Salvador é como se estivéssemos vivenciando o Flamengo em toda a sua plenitude, com a responsabilidade de exaltar seu nome, e lutar com todas as forças pela defesa de seus interesses, sem receber nada em troca, apenas pelo desejo de ver nossa paixão correspondida.

Como Embaixada, organizamos três grandes encontros das Embaixadas baianas quando o Flamengo enfrentou o Vitória aqui em Salvador, ano passado e este ano, numa demonstração de companheirismo e apreço aos nossos irmãos embaixadores de todo o Estado da Bahia. Completamos quatro anos em janeiro, e neste período tivemos vários momentos de felicidade, de tristeza, mas o que realmente fica para nós é a certeza de estarmos realizando um trabalho sério, com muito respeito à Instituição Clube de Regatas do Flamengo, aos integrantes e parceiros da FLABAHIA e das demais EMBAIXADAS, porque é para isso que a FLABAHIA existe.

Nossa luta é árdua, diária. Sofremos com o preconceito por não torcermos para os times locais, por não termos a possibilidade de estar no estádio em todos os jogos do Flamengo, mas mesmo assim vale a pena, esta é nossa missão.

Não temos palavras para descrever a emoção de comemorar o SEXTO TÍTULO NACIONAL DO FLAMENGO, O PRIMEIRO DA HISTÓRIA DA FLABAHIA. Nossa sede estava com lotação máxima, mais de 600 pessoas, e a galera soltando o grito que estava engasgado há 17 anos, juntos como uma grande família, a família FLABAHIA! Atualmente compõem a Diretoria Vinícius Araújo, Paulo Vinícius, Marcelo Gomes, Emerson Gouveia, Tiago Alcoforado, e Luiz Marcos Rebouças. William se desligou do grupo por motivos pessoais. Todos exercem as mais diversas funções, sem posto ou cargo definido, nossa Presidência é um colegiado, com muita democracia e organização. Saudações Hexa rubro-negras a todos.

NOVIDADES VIA EMAIL

Receba novidades do FLABAHIA no seu email além de ficar informado você ainda participa das nossas promoções.

DESENVOLVIDO POR I3NET | SOLUÇÕES VIRTUAIS TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A FLABAHIA - SALVADOR - BA - BRASIL